10 Alimentos Injustiçados Pelos Nutricionistas

Apresentamos a você uma lista dos 10 Alimentos Injustiçados pelos Nutricionistas. Descubra a verdade por trás dos alimentos mais gostosos. CONFIRA!

Você já deve ter ouvido falar sobre certos alimentos que você deve evitar, pois são um veneno para a saúde. Diante disso resolvemos investigar e descobrimos um recente estudo, publicado na revista Science que analisou dez alimentos injustiçados pelos especialistas em nutrição.

A verdade é que muitos alimentos injustiçados, considerados não saudáveis são realmente exatamente o oposto.

Aqui estão 10 alimentos injustiçados que são realmente muito bons para você.

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1. ovos cozidos

Os ovos são um dos alimentos injustiçados mais saudáveis que você pode consumir.

Infelizmente, as pessoas foram aconselhadas por anos para evitar os ovos cozidos. Isso porque as gemas, que são ricas em colesterol. Foram acreditados que aumentam o colesterol no sangue e aumentam o risco de doença cardíaca.

No entanto, estudos mostram que quando você come alimentos ricos em colesterol, como ovos, o fígado produz menos colesterol para compensar. Na maioria dos casos, os níveis de colesterol no sangue permanecem bastante estáveis.

Cozinhar faz bem

Na verdade, os ovos cozidos podem ajudar a proteger a sua saúde cardíaca. Alterando os níveis do LDL ( “mau colesterol”). Ao mesmo tempo, aumenta o HDL ( “bom colesterol”).

Um estudo de pessoas com síndrome metabólica, o grupo consumindo ovos cozidos tiveram maiores melhorias nos marcadores de saúde do coração do que o grupo que consumiu somente a clara do ovo. Eles também apresentaram maiores reduções nos níveis de insulina e resistência à insulina.

Os ovos também contêm facilmente digerida, proteína de alta qualidade. Eles podem até mesmo ajudar você a ficar cheio e satisfeito por horas, consumindo menos calorias no final do dia.

Além disso, gemas de ovos são ricas em luteína e zeaxantina, que podem proteger contra doenças oculares comuns relacionadas à idade. Entre elas as cataratas e a degeneração macular.

alimentos injustiçados – Em vez de aumentar o risco de doença cardíaca, os ovos podem beneficiar o coração.

2. Óleo de coco

No passado, o óleo de coco foi comumente utilizado em alimentos embalados e na preparação de alimentos, incluindo fazer pipocas.

A preocupação de que a gordura saturada possa causar doenças cardíacas, os fabricantes de alimentos substituíram óleos vegetais.

Estudos

Nos últimos anos, vários estudos têm mostrado que o consumo de gordura saturada não está associada com um risco de doença cardíaca.

Alguns tipos de gorduras saturadas, tais como as encontradas no óleo de coco, beneficiam o coração.

Por exemplo, o óleo de coco aumentou os níveis de colesterol HDL mais do que o colesterol LDL.

Além disso, o óleo de coco pode promover a perda de peso quando consumido em quantidades moderadas.

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O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são absorvidos diretamente pelo seu fígado para uso como energia. A pesquisa em animais sugere que eles podem ser menos suscetíveis de ser armazenada como gordura do que as gorduras de cadeia mais longa. Assim é o número dois da lista de alimentos injustiçados pelos Nutricionistas.

Além disso, TCMs ajudam a reduzir a fome, promover a plenitude e diminuir a ingestão de calorias. Eles também podem aumentar a taxa metabólica do seu corpo mais do que outras gorduras.

Em um estudo de 80 homens jovens saudáveis, 15-30 gramas de MCTs (cerca de 2-3 colheres de sopa de óleo de coco). Houve um aumento no número de calorias queimadas por uma média de 120 por dia.

Na verdade, alguns pequenos estudos mostram que a adição de óleo de coco em sua dieta ajuda você a perder peso e gordura da barriga.

O óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que podem ajudar a proteger a saúde do coração.

3. Lácteos

Queijo, manteiga e creme de leite são ricos em gordura saturada e colesterol.

No entanto, estudos mostram que os alimentos lácteos ricos em gordura não afetam negativamente o colesterol e outros marcadores de saúde do coração. Mesmo em pessoas com níveis elevados de colesterol ou aumento do risco de doença cardíaca.

Ainda assim…

Muitas pessoas consomem apenas baixo teor de gordura e os produtos lácteos sem gordura.

Por exemplo, apenas laticínios cheios de gordura contém vitamina K2. Que pode ajuda a proteger o coração e saúde óssea, mantendo o cálcio em seus ossos e fora de suas artérias.

Além do mais, produtos lácteos cheios de gordura contêm ácido linoleico conjugado (CLA). Uma revisão de vários estudos descobriram que o CLA pode ajudar a promover a perda de gordura.

Consumir produtos lácteos cheios de gordura pode melhorar a sua composição corporal durante a perda de peso e com a idade.

Em um estudo, os adultos mais velhos, adicionou 210 gramas de queijo ricota à sua dieta diária. Durante 12 semanas, melhoraram a massa muscular, equilíbrio e a força.

laticínios gordurosos podem proteger o coração e a saúde óssea, promover a perda de gordura e diminuir a perda de massa muscular.

4. Legumes

Legumes incluem feijões, lentilhas, ervilhas e amendoim, que são ricos em proteínas, minerais e fibras.

No entanto, eles já foram criticados por conter fitatos e outros anti-nutrientes que prejudicam a absorção de minerais como zinco e ferro.

Esta parece ser uma preocupação apenas para pessoas que não comem carne, aves e peixes. Os que consomem carne são capazes de absorver o suficiente destes minerais a partir de alimentos de origem animal, e leguminosas não inibem a sua absorção.

De qualquer forma, existem maneiras de reduzir os antinutrientes em alimentos vegetais saudáveis.

Legumes também são ricos em potássio, magnésio e outros minerais. Vários estudos descobriram que reduzem a inflamação, o açúcar no sangue e promovem a saúde do coração.

Além do mais, o feijão é uma excelente fonte de fibra, incluindo fibra solúvel. Estudos sugerem que a fibra solúvel pode reduzir o apetite, promover a plenitude e diminuir a absorção de calorias das refeições.

Estudos sugerem que as leguminosas podem reduzir a inflamação e promover a saúde do coração e a perda de peso.

5. Carne não Processada

carnes nao processadasA carne vermelha tem sido criticada por aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e outras doenças graves.

Ao contrário de carne processada, a carne vermelha processada parece ter apenas uma associação muito fraca com o aumento do risco da doença.

A Carne não processada é uma grande fonte de proteína de alta qualidade e uma parte importante da dieta evolutiva dos seres humanos. É o que permitiu que as pessoas ficassem mais altas e desenvolvessem maiores cérebros, mais complexos.

A proteína animal, incluindo a carne, é responsável pela melhoria da função muscular. Mulheres mais velhas em um estudo que comiam carne magra, tiveram aumento da massa muscular e força. Elas também tiveram reduções em alguns marcadores inflamatórios.

Além disso, a carne é uma das melhores fontes de ferro heme – o tipo mais facilmente absorvida pelo seu corpo.

No geral, a carne alimentada com capim parece ser a opção mais saudável. Ela contém mais CLA do que a carnes alimentadas com grãos, juntamente com mais ácidos graxos ômega-3.

 A Carne vermelha é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, ferro e outros nutrientes.

6. Alimentos Injustiçados – Café

Embora possa causar efeitos colaterais em pessoas sensíveis à cafeína, o café em geral, proporciona muitos benefícios à saúde. E é sem dúvida um dos alimentos injustiçados mais populares.

Estudos mostram que a cafeína no café melhora o humor, bem como o desempenho físico e mental. Ele também pode aumentar o seu metabolismo.

Antioxidantes

Além do mais, o café também contém antioxidantes chamados polifenóis, que podem reduzir o risco de doença.

Um estudo descobriu que os homens que consumiram polifenóis do grão de café antes de uma refeição, tiveram melhoras significativas na função arterial. Isso em comparação com um grupo que não consumiu.

Foi realizado um estudo observacional de mais de 1.700 homens, aqueles que bebiam mais de 2,5 xícaras de café por dia. Estes tinham níveis mais baixos de vários marcadores inflamatórios do que aqueles que não bebem café.

Os pesquisadores observam uma redução no fator de risco de câncer em bebedores de café.

Tanto o café regular e o descafeinado, estão ligados a um menor risco de diabetes tipo 2. Na verdade, uma análise de 28 estudos concluiu que beber café diariamente, diminuiu associada a um risco menor de 8-33% no diabetes tipo 2.

O café também parece ter um efeito protetor sobre a saúde do fígado, incluindo o retardo da progressão da hepatite C crônica e reduz o risco do cancro do fígado.

a ingestão regular de café pode melhorar o desempenho físico e mental, aumentar a taxa metabólica, diminuir a inflamação e reduzir o risco de várias doenças graves.

7.Chocolate

A maioria das pessoas normalmente não pensam em chocolate como algo nutritivo, pois é rico em açúcares e calorias, isto faz com ele esteja na nossa lista de alimentos injustiçados. No entanto, o chocolate escuro ou chocolate pode proporcionar vários benefícios à saúde.

Primeiro, é uma potência antioxidante. Na verdade, o cacau contém flavonóides que proporcionam maior atividade antioxidante do que qualquer frutas, incluindo mirtilo e açaí.

O chocolate escuro tem demonstrado um aumento da sensibilidade à insulina, reduz a pressão sanguínea e melhora a função das artérias em adultos com excesso de peso e aqueles com pressão arterial elevada.

Além do mais, o chocolate escuro parece proteger contra danos do sol. Um estudo descobriu que as pessoas que comiam chocolate, foram capazes de ficar no sol o dobro do tempo antes de ficarem vermelhos.

É importante consumir chocolate escuro com pelo menos 70% de cacau para obter esses benefícios para a saúde, que são principalmente devido a seus flavanols.

O chocolate escuro com alto teor de flavonóides pode aumentar a sensibilidade à insulina, a diminuição da pressão arterial, melhora a função arterial e proteger a pele dos danos do sol.

8. Grãos Integrais

Os cereais integrais são frequentemente alimentos injustiçados em certos círculos, incluindo a comunidade paleo.

É verdade que os grãos não são adequados para todos. Isto inclui algumas pessoas com diabetes e sensibilidades de grãos, bem como aqueles que seguem uma dieta low-carb.

No entanto, certos grãos integrais pode ter benefícios de saúde para outras pessoas. Na verdade, comer regularmente grãos integrais tem sido associada à redução da inflamação, peso corporal e gordura da barriga.

Além disso, a aveia tem mostrado benefícios a saúde do coração, principalmente devido ao seu alto teor de fibras e antioxidantes.

A aveia contém uma fibra única conhecida como beta-glucana, uma fibra viscosa que pode ajudar a reduzir o apetite e promover a sensação de saciedade.

Em um estudo, 14 pessoas consumiram refeições que contêm diferentes quantidades de beta-glucana. Os Níveis de plenitude dos hormônios do PYY foram significativamente maiores em 4 horas após o consumo da quantidade mais elevada de beta-glucano, em comparação com o menor.

Em adição aos grãos inteiros convencionais, tais como trigo, cevada e aveia, existem outros grãos conhecidos como pseudo cereais, incluindo trigo,mourisco e quinoa. Estes são sem glúten e mais proteínas do que a maioria dos outros grãos.

A Quinoa é especialmente rica em antioxidantes. Um estudo que avaliou 10 alimentos vegetais do Peru descobriram que a quinoa teve a maior atividade antioxidante.

Os cereais integrais, incluindo pseudo cereais, podem proporcionar efeitos benéficos para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes, antioxidante e teor de fibra.

9. Sal

Entre os alimentos injustiçados de nossa lista, o Sal ou sódio, é muitas vezes fundido em uma luz negativa por elevar a pressão arterial e aumentando o risco de doença cardíaca e derrame.

No entanto, o sal é um eletrólito crítico necessário para manter o equilíbrio de fluidos e manter seus músculos e nervos funcionando corretamente.

As Diretrizes Alimentares dos EUA para 2015-2020 recomendam que o consumo de sódio deve ser inferior a 2,3 gramas para adultos saudáveis. Essa mesma recomendação está em vigor há décadas, e é seguida por outros países ao redor do mundo inclusive no Brasil.

No entanto, embora algumas condições de saúde garantam a restrição de sódio, a pesquisa mostra que o consumo de menos de 2,3 gramas de sódio por dia não significa necessariamente benefícios para todos. Na verdade, ele pode realmente levar a problemas em algumas pessoas.

Por exemplo, alguns estudos sugerem que as dietas pobres em sódio reduzem a sensibilidade à insulina e o aumento de colesterol e triglicérides em pessoas saudáveis.

Além do mais, alguns estudos demonstraram que a restrição de sódio é realmente ligada a um aumento do risco de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Em um grande estudo observacional de mais de 130.000 pessoas, a ingestão de sódio com menos de 3 gramas por dia foi associada ao aumento do risco de doença cardíaca em pessoas com pressão arterial normal ou alta.

Embora algumas pessoas podem se beneficiar de uma dieta baixa em sódio, é provavelmente uma má idéia recomendar que todos restrinjam o sódio.

Embora a restrição de sal possa beneficiar pessoas com certas condições de saúde, pode levar a problemas em outros.

10. Frutos do Mar

Frutos do mar incluem camarão, mexilhões, mariscos, caranguejo e ostras. Eles são geralmente considerados saudáveis, embora muitas pessoas se preocupem com o alto teor de colesterol.

Embora mariscos sejam bastante ricos em colesterol, comê-los não irá aumentar o seu colesterol no sangue. Seu fígado simplesmente irá produzir menos colesterol para compensar.

Estes alimentos de baixas calorias são ricos em selênio, um mineral essencial para a função cerebral.

Mariscos também são excelentes fontes de iodo, um mineral importante para a função da tiróide e boa saúde geral.

As preocupações com o alto teor de colesterol de marisco são equivocadas. Crustáceos são uma boa fonte de proteína de alta qualidade e minerais importantes, incluindo selênio e iodo.

Resumo…

Quando se trata de determinar quais os alimentos que são saudáveis e quais não são, às vezes é difícil distinguir entre fato e ficção.

E enquanto há razões legítimas para limitar certos alimentos, muitos alimentos saudáveis e altamente nutritivos tornaram-se alimentos injustiçados, muitas vezes por informações desatualizadas de alguns profissionais.

Até o próximo artigo…