Bicarbonato de Sódio – Suplemento Natural para Malhação

Saiba como o Bicarbonato de Sódio pode aumentar seu rendimento na prática de exercícios físicos, aprenda a ter alta perfomance com este suplemento natural.

O bicarbonato de sódio, também conhecido como fermento de soda, é um produto popular de uso doméstico.

Ele tem muitas utilizações, variando de cozinhar para limpeza e higiene pessoal.

No entanto, o bicarbonato de sódio também pode fornecer alguns benefícios de saúde interessantes.

Muitos atletas e frequentadores de academias costumam usa-lo para ajudá-los a realizar o treinamento intenso.

Este guia detalhado explica tudo que você precisa saber sobre o bicarbonato de sódio e o desempenho do exercício.

O que é bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio tem a fórmula química de NaHCO3. É um sal alcalino levemente constituído por iões de sódio e bicarbonato.

O Bicarbonato de sódio também é conhecido como bicarbonato de sódio, soda pão, bicarbonato de sódio para refrigerante. É comumente encontrado na natureza, dissolvido em nascentes de água mineral.

No entanto, o melhor é reconhecido como o pó branco, inodoro, não inflamável e você pode encontrar em seu supermercado local.

bicarbonato de sodio

O bicarbonato de sódio é mais conhecido como bicarbonato de sódio. É um sal alcalino, facilmente encontrados na sua forma de pó branco, na maioria dos supermercados.

Como o bicarbonato de sódio funciona?

Para entender como ele funciona, é útil compreender primeiro o conceito de pH.

Como o pH afeta o desempenho do exercício

Em química, o pH é uma escala usada para classificar quão ácido ou alcalino (básico) uma solução é.

Um pH de 7,0 é considerado neutro. Qualquer coisa menor que 7,0 é ácida e qualquer coisa acima disso é alcalino.

Como seres humanos, nosso pH é, naturalmente, perto de neutro. Ele permanece normalmente cerca de 7,4 e 7,0 no sangue em células musculares.

Você funciona melhor quando o seu saldo ácido-alcalino mantém-se próximo a este objetivo, razão pela qual o seu corpo tem várias maneiras de manter esses níveis.

No entanto, certas doenças ou fatores externos podem perturbar este equilíbrio. Um desses fatores é o exercício de alta intensidade, também conhecido como exercício anaeróbico.

Durante o exercício anaeróbico, a demanda do seu corpo para o oxigênio excede a oferta disponível. Como resultado, seus músculos não pode contar com o oxigênio para produzir energia.

Em vez disso, eles devem mudar para um caminho diferente – a via anaeróbia.

A Criação de energia através da via anaeróbica produz ácido lático. Excesso de ácido lático diminui pH de suas células musculares “abaixo do ideal 7,0.

Este equilíbrio interrompido limita a produção de energia e pode também reduzir a capacidade de seus músculos de se contraírem. Ambos estes efeitos, em última análise conduzir à fadiga, que reduz o desempenho do exercício.

Como Bicarbonato de Sódio ajuda a manter o pH

Ele tem um pH alcalino de 8,4 e pode, portanto, aumentar o seu pH do sangue ligeiramente.

O pH do sangue permite que o ácido mova-se a partir de células musculares para a corrente sanguínea, retornando o seu pH para 7,0. Isso permite que os músculos continuem contraindo-se e produzindo energia.

Os cientistas acreditam que esta é a principal maneira que ele pode ajudá-lo a praticar exercícios de maneira mais dura, mais rápida ou por mais tempo.

O bicarbonato de sódio limpa as células musculares, ajudando restaurar um pH ideal. Isso pode diminuir a fadiga e aumentar o desempenho.

Como o Bicarbonato de Sódio afeta o desempenho?

Os cientistas examinaram por mais de 8 décadas como bicarbonato de sódio afeta o desempenho do exercício.

Nem todos os estudos publicados até à data mostram os mesmos efeitos, mas a maioria concorda que são benéficos.

Ele é especialmente útil para exercícios de alta intensidade que dura entre 1 e 7 minutos e envolve grandes grupos musculares.

Além disso, a maioria das melhorias parecem ser perto do final de um treino. Por exemplo, um estudo recente observou uma melhoria de 1,5 segundos de desempenho nos últimos 1.000 metros de um evento de remo de 2.000 metros.

Os resultados são semelhantes para esportes ciclismo, corrida, natação e esporte coletivos.

No entanto, os benefícios podem variar de pessoa para pessoa. Eles também pode depender do tipo de atividade, o sexo, a tolerância pessoal e nível de formação.

Finalmente, apenas alguns estudos examinaram como ele afeta o exercício de resistência, e nem todos encontraram benefícios.

Mais pesquisas são necessárias para explorar este tema antes de recomendações poderem ser feitas.

O bicarbonato pode ajudar a melhorar o desempenho nas fases posteriores do exercício de alta intensidade. No entanto, é necessária mais investigação.

Como isso afeta o intervalo do treinamento?

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Intervalo de formação é quando uma pessoa alterna entre o exercício intenso e menos intenso durante uma única sessão.

Alguns exemplos deste tipo de treinamento incluem formas de corrida, ciclismo, remo, natação, halterofilismo e CrossFit.

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Estudos que analisaram este tipo de exercício descobriram que o bicarbonato ajudou a evitar quedas no desempenho.

Isso geralmente levou a melhorias globais de 1,7-8%.

Intervalo de formação é muito comum em muitos esportes, e estudos constataram que a ingestão de bicarbonato pode beneficiar no judô, natação, boxe e tênis.

Finalmente, a capacidade do bicarbonato de sódio em ajudar nos estágios finais de seu treino também podem melhorar os resultados do treino.

Por exemplo, os participantes que tomaram bicarbonato durante um programa de treinamento do intervalo de 8 semanas, pedalaram 133% a mais até o final do período de estudo.

O bicarbonato de sódio melhora a capacidade do corpo durante o intervalo de formação, o que pode beneficiar o desempenho em muitos esportes.

Efeitos do bicarbonato de sódio sobre a força muscular e coordenação

O bicarbonato de sódio também pode ajudar a aumentar a força.

Em um estudo, levantadores de peso experientes que tomaram bicarbonato 60 minutos antes de um treino foram capazes de fazer mais 6 squats em seu primeiro de três conjuntos.

Isto sugere que o bicarbonato de sódio pode melhorar o desempenho, especialmente no início da sessão.

Além disso, o bicarbonato de sódio, também podem beneficiar coordenação muscular.

Por exemplo, um estudo descobriu que ele ajudou a manter a precisão dos tenistas. Outro estudo encontrou benefícios semelhantes para a precisão no soco dos boxers.

Estes resultados sugerem que o bicarbonato de sódio podem ter efeitos sobre o cérebro, mas é necessária mais investigação para descobrir exatamente como isso funciona.

O bicarbonato de sódio pode melhorar a coordenação muscular e aumentar a força.

Outros benefícios a saúde do Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio pode beneficiar a sua saúde de outras maneiras também. Por exemplo:

  • Reduz a azia: O bicarbonato de sódio é um ingrediente comum em anti-ácidos, que são frequentemente utilizados para reduzir azia e tratar úlceras do estômago.
  • Promove a saúde bucal: Creme dental contendo bicarbonato de sódio parece remover a placa bacteriana de forma mais eficaz do que o creme dental sem ele.
  • Melhora a resposta ao tratamento do cancro: O bicarbonato de sódio pode ajudar a melhorar a resposta à quimioterapia. No entanto, não existem estudos humanos nesta área.
  • Retarda doença renal: O tratamento com Bicarbonato de sódio em pessoas com doença renal pode ajudar a retardar o declínio da função renal.
  • Pode aliviar picadas de insetos: Aplicando um bicarbonato de sódio e água sobre a picadas de insetos, podem diminuir a coceira, embora não tenham sido realizados estudos científicos.

O bicarbonato de sódio pode ajudar a melhorar a digestão, saúde bucal e coceira de picadas de insetos. Ele também pode beneficiar pacientes com doença renal ou aqueles submetidos a quimioterapia.

Suplementos e Instruções de dosagem

Suplementos de bicarbonato de sódio pode ser encontrado em forma de cápsula ou comprimido.

Você também pode comprá-lo em simples pó de bicarbonato de sódio.

Os benefícios esperados permanecem o mesmo, independentemente de qual forma do suplemento que você escolher.

A maioria dos estudos concorda que uma dose de 200-300 mg / kg de peso corporal produz benefícios, e ele deve ser tomado 60-90 minutos antes do exercício.

No entanto, o bicarbonato de sódio usado em excesso nos exercícios pode causar problemas de estômago para algumas pessoas. Se este for o seu caso, considere começando com uma dose menor, como 100-150 mg / kg.

Você também pode tomar a sua dose mais cedo do que 90 minutos antes do exercício.

Por exemplo, um estudo mostrou que tomar 200-300 mg / kg, 180 minutos antes do exercício foi muito eficaz, mas diminuiu problemas de estômago.

Você também pode diminuir os efeitos secundários, levando-a com água ou numa refeição.

Finalmente, dividindo a sua dose de bicarbonato de sódio em 3 ou 4 doses menores e toma-los ao longo do dia também pode ajudar a melhorar a sua tolerância. Basta ter em mente que os efeitos duram apenas até 24 horas após a última dose.

bicarbonato de sódio pode ser encontrado em pó, comprimido ou forma de cápsula. Doses de 200-300 mg / kg deve ser tomado até 3 horas antes do exercício ou como 3 ou 4 doses menores distribuídos ao longo do dia.

Segurança e Efeitos Secundários

O bicarbonato de sódio é considerado seguro, quando tomado em doses recomendadas acima.

Doses maiores podem aumentar fortemente o pH do sangue. Isso é perigoso e pode perturbar o seu ritmo cardíaco e causar espasmos musculares.

Além disso, quando se mistura com bicarbonato de sódio o ácido do estômago, se produz gás. Isso pode causar dor abdominal, distensão abdominal, náuseas, diarreia e vômitos.

Nem todo mundo vai experimentar esses efeitos colaterais. A gravidade dos sintomas pode variar com base na quantidade tomada e a sensibilidade pessoal.

Consumir bicarbonato de sódio também pode aumentar os seus níveis de sódio no sangue, que podem aumentar a pressão arterial em algumas pessoas.

Além disso, grandes quantidades de sódio pode fazer seu corpo reter água. Embora o aumento da hidratação possa ser útil para aqueles que exercem no calor, pode ser uma desvantagem para aqueles que competem em esportes de peso.

Finalmente, o bicarbonato de sódio não é recomendado para mulheres que estão grávidas ou a amamentar. Também não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas, problemas renais ou um histórico de distúrbios eletrolíticos como aldosteronismo ou doença de Addison.

A ingestão de bicarbonato de sódio é geralmente considerado seguro, quando tomado em doses recomendadas. No entanto, ele pode causar efeitos secundários desagradáveis e não é recomendado para todos.

Resumo

Tomar bicarbonato de sódio é uma maneira segura e confiável para aumentar o desempenho do exercício, especialmente em alta intensidade e atividades de intervalo.

Ele também pode aumentar a força e ajudar a manter a coordenação em músculos cansados.

Dito isto, este suplemento não funciona para todos. A única maneira de descobrir se ele vai funcionar para você é testar em suas rotinas.

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Até o próximo artigo…