Leite de Coco – Conheça a Bebida Preferida dos Famosos

Apresentamos um estudo completo sobre porque o leite de coco é a bebida preferida dos famosos, conheça seus benefícios e como toma-lo corretamente.

O leite de coco se tornou muito popular recentemente. É uma alternativa saborosa para o leite de vaca, pois também pode fornecer uma série de benefícios para a saúde.

Neste artigo, lançaremos um olhar detalhado sobre esta maravilha que é o leite de coco.

O que é o leite de coco?

O leite vem da carne branca de coco marrom maduro, que são os fruto do coqueiro.O leite tem uma consistência espessa e uma textura rica e cremosa.

A Tailandesa e outras cozinhas do Sudeste Asiático geralmente incluem este leite em suas famosas receitas. Ele também é popular no Havaí, Índia e alguns países da América do Sul e Caribe, inclusive no Brasil.

leite de coco

O leite de coco não deve ser confundido com água de coco, que é encontrada naturalmente em cocos verdes imaturos.

Ao contrário da água de coco, o leite não ocorre naturalmente em forma líquida. A carne sólida é misturada com água para fazer o leite, que é cerca de 50% de água.

Por outro lado, a água de coco é de cerca de 94% de água. Ela contém muito menos gordura e menos nutrientes do que o leite de coco.

O leite vem da carne de coco marrom maduro. Ele é usado em muitas cozinhas tradicionais de todo o mundo.

Como é feito o leite de coco?

O Leite de coco é classificado como grosso ou fino, com base na consistência e quanto ele é processado.

  • Espessura: sólida quando a carne do coco é ralada e ou cozida em água. A mistura é então filtrada através de gaze para produzir leite de coco espessa.
  • Fina: Depois de fazer o leite de coco grosso, o coco ralado restante na gaze é cozido em água. O processo de deformação é então repetido para produzir leite magro.

Em cozinhas tradicionais, o leite de coco grosso é usado em sobremesas e molhos espessos. Já o leite magro é usado em sopas e molhos finos.

No leite de de coco enlatado, contém uma combinação de leites finos e grossos. É também muito fácil de fazer o seu próprio leite de coco em casa, ajustando a espessura ao seu gosto.

O leite de coco é feito por ralar a carne de um coco marrom, imersão em água e, em seguida, esticando-o para produzir uma consistência de leite ESPESSO.

Nutrientes do leite de coco

O Leite de coco é um alimento de alto teor calórico.

Cerca de 93% das calorias são provenientes de gordura, incluindo os ácidos gordos saturados conhecidos como triglicéridos de cadeia média (MCTs).

O leite é também uma boa fonte de várias vitaminas e minerais. Um copo (240 mls) contém:

  • Calorias: 552.
  • Gordura: 57 gramas.
  • Proteína: 5 gramas.
  • Carboidratos: 13 gramas.
  • Fibra: 5 gramas.
  • A vitamina C: 11% do RDI.
  • O folato: 10% do RDI.
  • Ferro: 22% do RDI.
  • Magnésio: 22% do RDI.
  • Potássio: 18% do RDI.
  • Cobre: 32% da RDI.
  • Manganês: 110% da DDR.
  • O selénio: 21% do RDI.

Além disso, alguns especialistas acreditam que o leite de coco contém proteínas específicas que podem proporcionar benefícios à saúde. No entanto, é necessária mais investigação sobre isso.

O leite de coco é rico em calorias e gorduras saturadas chamados triglicerídeos de cadeia média. Ele também contém muitos outros nutrientes.

Efeitos no peso e Metabolismo

Há algumas evidências de que as gorduras de triglicerídeos de cadeia média (MCT) contidas no leite de coco possam ajudar na perda de peso, composição corporal e do metabolismo.

Cerca da metade da gordura encontrada nos cocos vem de um MCT chamado ácido láurico. Cocos também conter pequenas quantidades de outros MCTs, incluindo o ácido cáprico e ácido caprílico.

Ao contrário das gorduras de cadeia mais longa, estes MCTs vão diretamente para o trato digestivo, diretamente para o fígado, onde eles são usados para a produção de energia ou cetona. Eles são, portanto, menos suscetível de serem armazenados como gordura pelo corpo.

A pesquisa também sugere que MCTs podem ajudar a reduzir o apetite e ingestão de calorias, em comparação com outras gorduras.

Em um pequeno estudo, homens com excesso de peso que consumiram 20 gramas de óleo de MCT no café da manhã, comeram 272 menos calorias no almoço do que aqueles que consumiram óleo de milho.

Além do mais, os MCTs em cocos podem aumentar o gasto calórico e a queima de gordura, pelo menos temporariamente.

Em poucos estudos controlados, pessoas obesas ou com doenças cardíacas que consumiram óleo de coco perderam peso e a gordura da barriga. Os Marcadores de saúde do coração também melhoraram.

Embora nenhum estudo tenha testado diretamente a forma de como o leite de coco afeta o peso e o metabolismo, vários estudos mostram impressionantes efeitos de óleo de coco e MCTs.

O mesmo se aplica ao leite de coco, porque contém os mesmos ácidos graxos.

Os MCTs no leite de coco podem reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e ajudar a perder a gordura da barriga.

Efeitos sobre o colesterol e a saúde do coração

Por o leite de coco ser tão rico em gordura saturada, as pessoas podem se perguntar se é uma escolha saudável para o coração.

Muito pouca pesquisa examina o leite de coco especificamente, mas um estudo sugere que pode beneficiar as pessoas com níveis normais ou elevados de colesterol.

Neste estudo de 8 semanas com 60 homens, descobriu-se que o leite de coco reduziu o LDL ( “mau” colesterol) mais do que o leite de soja. O Leite de coco também aumentou os níveis do HDL ( “bom” colesterol) em até 18%, em comparação com apenas 3% do leite de soja.

A maioria dos estudos com óleo de coco ou flocos também encontraram melhorias no colesterol LDL, colesterol HDL e nos níveis de triglicéridos.

Apesar de que, em alguns estudos os níveis de colesterol LDL aumentaram em resposta a gordura do coco, o HDL também aumentou. Os triglicéridos diminuíram, em comparação com outras gorduras.

O Ácido láurico, o principal MCT na gordura do coco, pode aumentar o colesterol LDL, diminuindo as atividades dos receptores de LDL que resulta do sangue.

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Os Resultados de dois estudos sobre populações semelhantes, sugerem que a resposta do colesterol para ácido láurico pode variar para cada indivíduo. Ele também pode depender da quantidade na dieta.

Em um estudo de mulheres saudáveis, a substituição de 14% de gorduras mono-insaturados com ácido láurico elevou o nível de colesterol de LDL para cerca de 16%. Em um outro estudo, substituindo 4% de gordura monoinsaturada com ácido láurico, teve-se muito pouco efeito sobre o colesterol.

Em geral, o níveis de colesterol e triglicérides  melhoram com a ingestão de coco. Nos casos em que o colesterol ldl aumenta, o HDL geralmente também aumenta.

Outros benefícios potenciais para a saúde

O leite de coco também pode:

  • Reduzir a inflamação: Estudos em animais descobriram que o leite de coco reduziu a inflamação e o inchaço em ratos e camundongos lesionados.
  • Diminuir o tamanho da úlcera: Em um estudo, o leite de coco reduziu tamanho da úlcera do estômago de ratos em 54% – um resultado comparável ao efeito de uma droga anti-úlcera.
  • Combater vírus e bactérias: Os MCTs em cocos, especialmente ácido láurico, reduziu os níveis de vírus e bactérias que causam infecções. Isto inclui aqueles que residem na boca.

O leite de coco pode reduzir a inflamação, reduzir o tamanho da úlcera e lutar contra os vírus e bactérias que causam infecções.

Efeitos adversos

leite de coco naturalA menos que você seja alérgico aos cocos, é pouco provável que o leite de coco, tenha efeitos adversos.

No entanto, alguns especialistas em desordens digestivas recomendam que as pessoas que têm um limite de intolerância ao leite de coco, consuma apenas meia xícara de cada vez.

Muitas variedades de enlatados, contêm bisfenol A (BPA), uma substância química usada para forrar os forros de latas para alimentos. A BPA tem sido associada a problemas reprodutivos e ao câncer em estudos com humanos e animais.

Felizmente, algumas marcas usam embalagem livres de BPA, que é recomendado se você optar por consumir leite de coco enlatado.

O leite de coco é seguro para a maioria das pessoas que não são alérgicas aos cocos. É melhor escolher latas sem BPA.

Como usar o leite de coco

Embora o leite seja nutritivo, é também rico em calorias. Tenha isso em mente ao adicioná-lo a um alimento ou usá-lo em receitas.

Ideias para adicionar o leite de coco para a sua dieta

  • Coloque duas colheres de sopa em seu café.
  • Adicione meia xícara a um smoothie ou shake de proteína.
  • Despeje uma pequena quantidade em fatias de mamão.
  • Adicione algumas colheres de sopa em aveia ou de outros cereais cozidos.

Como selecionar o melhor leite

Aqui segue algumas dicas para escolher o melhor leite de coco:

  • Leia o rótulo: Quando possível, escolher um produto que contenha apenas coco e água. Evitar ingredientes questionáveis, tais como carragenano.
  • Escolha latas livres de BPA: compre leite de coco de empresas que utilizam latas sem BPA.
  • Use caixas: O leite de coco sem açúcar em embalagens, normalmente contém menos gordura e menos calorias do que opções enlatadas. Olhe para as marcas sem carragena.
  • Claridade: Para uma opção de baixo teor calórico, selecione enlatados que contenham cerca de 125 calorias por meia xícara 120 gramas, geralmente vem especificado no rotulo.
  • Faça o seu próprio leite: Para obter sempre o mais saudável e fresco leite de coco, faça o seu próprio leite, basta bater no liquidificador uma xícara de carne de coco maduro e uma xícara de água potável, bata até ficar com a espessura e consistência que mais lhe agrade.

O LEITE DE COCO PODE SER UTILIZADOS NUMA VARIEDADE DE RECEITAS. EVITE TIPOS QUE CONTÊM INGREDIENTES QUESTIONÁVEIS, OU FAÇA O SEU PRÓPRIO LEITE  EM CASA.

Considerações finais

O Leite de coco é um saboroso, nutritivo e versátil alimento que está amplamente disponível. Ele também pode ser facilmente feito na sua casa.

Incluir quantidades moderadas de leite de coco em sua dieta pode transformar significantemente sua qualidade de vida.

Muitos famosos como Will Smith, Madonna, e até mesmo a própria rainha Elizabeth da Inglaterra, assumiram consumir o leite de coco no lugar do leite bovino.

Se você já experimentou, tem alguma receita, sugestão de como consumi-lo, deixe seu comentário abaixo, aproveite e compartilhe com seus amigos e parentes.

Até o próximo artigo…