Óleo MCT – Tudo o Que Você Precisa Saber

Apresentamos um estudo completo sobre as últimas descobertas do óleo MCT, conheça o s seus prós e contras, descubra a opinião dos especialistas.

Interesse em triglicerídeos de cadeia média ou popularmente Óleo MCT tem crescido rapidamente nos últimos anos.

Isto é em parte devido aos amplamente divulgados benefícios do óleo de coco, uma rica fonte deles. Muitos se gabam de que triglicerídeos de cadeia média (MCT) pode ajudar na perda de peso.

Além disso, o óleo MCT tornou-se um suplemento popular entre os atletas e fisiculturistas.

Aqui estar tudo que você precisa saber sobre os MCTs, incluindo o que são e quais os benefícios de saúde que possam ter.

O que é MCT?

MCT é uma sigla em inglês que significa triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras encontradas em alimentos como o óleo de coco. Eles são metabolizados de forma diferente do que os triglicéridos de cadeia longa (LCT) encontrados na maioria dos outros alimentos.

O óleo MCT é um suplemento que contém uma grande quantidade dessas gorduras, e é indicado por ter muitos benefícios à saúde.

Triglicérides é simplesmente o termo técnico para a gordura. Triglicerídeos têm duas finalidades principais – eles são transportados para as células e queimadas para a energia, ou armazenados como gordura corporal.

Os Triglicéridos

Os triglicéridos são nomeados após a sua estrutura química, mais especificamente o comprimento das suas cadeias de ácido gordo. Todos os triglicéridos são compostos de uma molécula de glicerol e 3 ácidos gordos.

A maioria das gorduras na dieta é composta de ácidos gordos no que chamamos de cadeia longa, que contêm 13-21 átomos de carbono. Já na cadeia curta de ácidos gordos existem menos do que 6 átomos de carbono.

Em contraste, os ácidos gordos de cadeia média em MCTs têm 6-12 átomos de carbono.

Estes são os principais ácidos graxos de cadeia média:

  • C6: ácido capróico ou ácido hexanóico.
  • C8: ácido caprílico ou ácido octanóico.
  • C10: ácido cáprico ou ácido decanóico.
  • C12: ácido láurico ou ácido dodecanóico.

Alguns especialistas argumentam que C6, C8 e C10, que são referidos como o “Capra ácidos gordos,” refletem a definição de MCT com mais precisão do que o C12 (ácido láurico).

triglicerídeos de cadeia média (TCM) são tipos de ácidos gordos contendo 6-12 carbonos.

Os MCTs são metabolizados de forma diferente

Devido ao comprimento de cadeia mais curta dos ácidos gordos, os MCTs são rapidamente quebrados e absorvidos pelo corpo.

Ao contrário de ácidos graxos de cadeia mais longa, MCTs vão direto para o fígado.

Não podem ser utilizados como uma fonte de energia instantânea ou transformado em cetonas, que são substâncias produzidas quando o fígado decompõe grandes quantidades de gordura.

Ao contrário dos ácidos gordos normais, cetonas podem atravessar do sangue para o cérebro. Isto fornece uma fonte alternativa de energia para o cérebro, que utiliza habitualmente glicose para o combustível.

Uma vez que as calorias contidas em MCTs são mais eficientemente transformado em energia e utilizada pelo corpo, eles têm menos probabilidade de ser armazenados como gordura.

Fontes de MCTs

Há duas maneiras principais de aumentar a quantidade de MCT em sua dieta – por meio de fontes de alimentos integrais ou suplementos como o óleo de MCT.

Fontes alimentares

óleo MCT

Estes alimentos são os mais ricos em triglicerídeos de cadeia média, como o percentual de ácidos graxos que são MCTs:

  • O óleo de coco: superior a 60%.
  • Óleo de semente de Palma: superior a 50%.
  • Produtos lácteos: 10-12%.

Embora as fontes acima sejam ricas em MCTs, suas composições variam. Por exemplo, o óleo de coco contém todos os quatro tipos de MCTs, além de uma pequena quantidade de LCTs.

No entanto, as suas MCTs consistem de maiores quantidades de ácido láurico (C12) e quantidades menores do “Capra ácidos gordos” (C6, C8 e C10). Na verdade, o óleo de coco tem 50% de ácido láurico (C12), tornando-se uma das melhores fontes naturais deste ácido graxo.

Em comparação com o óleo de coco, fontes lácteas tendem a ter uma maior proporção de ácidos gordos Capra (C6, C8 e C10) e uma menor proporção de ácido láurico (C12).

No leite, os Capra ácidos gordos são 4-12% de todos os ácidos gordos, e o ácido láurico (C12) é de 2-5%.

fontes alimentares De MCTs incluem óleo de coco, óleo de palmA e produtos lácteos.

Óleo MCT

Óleo MCT é uma fonte altamente concentrada de triglicéridos de cadeia média.

Ela é feita pelo homem, através de um processo chamado fracionamento. Trata-se de extrair e isolar os MCTs a partir de óleo de coco ou de palma.

Óleos MCT geralmente contem 100% de ácido caprílico (C8), 100% de ácido cáprico (C10) ou uma combinação dos dois.

Ácido capróico (C6) não é normalmente incluído devido ao seu sabor desagradável e cheiro. Ácido láurico (C12) é muitas vezes ausente ou presente em apenas pequenas quantidades.

Dado que o ácido láurico é o principal componente no óleo de coco, tenha cuidado com os fabricantes que comercializam óleos MCT como “óleo de coco líquido”, que é enganoso.

Muitas pessoas discutem se o ácido láurico reduz ou aumenta a qualidade de óleos MCT.

Muitos óleos MCT vendidos no mercado, usam uma quantidade maior de óleo de coco porque o ácido caprílico (C8) e ácido cáprico (C10) são pensados para ser mais rapidamente absorvido e processado para a energia do que o ácido láurico (C12).

Assim o C13 é um ácido gordo de cadeia longa e o ácido láurico (C12) são bastante semelhantes, em estrutura, alguns especialistas argumentam que podem atuar mais como uma gordura de cadeia longa, tornando-o menos valioso, assim você comprará um achando que está comprando o outro.

Comparação

Apesar da evidência de que o ácido láurico é mais rapidamente absorvido no corpo do que os LCTs. Um estudo sugere que o alongamento da cadeia de carbono por 2 átomos de carbono pode retardar a taxa de difusão de 100 vezes.

Portanto, em comparação com outros triglicéridos de cadeia média, ácido láurico pode ser uma forma ligeiramente menos eficaz para a obtenção de energia. No entanto, também tem benefícios exclusivos para a saúde.

Por exemplo, o ácido láurico tem mesmo mais propriedades anti-microbianas do que o ácido caprílico (C8) ou ácido cáprico (C10), o que significa que pode ajudar a matar bactérias e vírus prejudiciais.

óleo MCT é uma maneira fácil de obter grandes concentrações de certos MCTs.

Qual você deve escolher?

A melhor fonte para você depende de seus objetivos e a quantidade de triglicerídeos de cadeia média que deseja.

Não está claro qual a dose é necessária para obter os benefícios potenciais. Nos estudos, as doses variam de 5-70 gramas de MCT diários.

Se o seu objectivo é alcançar uma boa saúde, usar o óleo de coco ou óleo de palmiste na culinária provavelmente já é mais que o suficiente. No entanto, para doses mais elevadas considere o uso do óleo MCT.

Uma das coisas boas sobre o óleo MCT é que ele não tem praticamente nenhum gosto ou cheiro. Pode ser consumido direto no frasco ou, alternativamente, misturado em alimentos ou bebidas.

o Coco e óleos de amêndoa de palma são fontes ricas de triglicerídeos de cadeia média.

Óleos MCT pode ajudar com a perda de peso

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Existem várias maneiras que os óleos MCTs podem ajudar na perda de peso, incluindo:

  • Baixa densidade de energia: MCTs fornecem cerca de 10% menos calorias do que TCL, ou 8,4 calorias por grama para MCTs vs 9,2 calorias por grama para TCL.
  • Aumentar Plenitude: Um estudo descobriu que, comparado com TCL, MCTs resultou em maiores aumentos de peptídeo YY e leptina, dois hormônios que ajudam a reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.
  • O armazenamento de gordura: Tendo em conta que os MCTs são absorvidos e utilizados mais rapidamente do que os LCTs, eles têm menos probabilidade de ser armazenada como gordura corporal.
  • Queimar Calorias: Estudos em animais e humanos mostram que MCTs (principalmente C8 e C10) pode aumentar a capacidade do corpo para queimar gordura e calorias.
  • Maior perda de gordura: Um estudo descobriu que uma dieta rica em MCT causou maior perda de queima de gordura e gordura do que uma dieta mais elevada em TCL. No entanto, estes efeitos podem desaparecer após 2-3 semanas uma vez que o corpo tenha se adaptado.
  • As dietas de baixo carboidrato: Dieta de baixo carboidrato ou dieta cetogênica são maneiras eficazes para perder peso. MCTs produzem cetonas, adicioná-los à sua dieta pode aumentar o número de carboidratos que você pode comer enquanto ficar em cetose.

MCTs pode ajudar na perda de peso através da ingestão de calorias reduzidas.

MCTs na verdade causam perda de peso?

Enquanto muitos estudos encontraram efeitos positivos dos MCTs na perda de peso, outros estudos não encontraram nenhum efeito.

Em uma revisão de 21 estudos, 7 avaliaram a redução, 8 a medida da perda de peso e 6 a queima de calorias.

Apenas um estudo constatou aumentos na redução, enquanto 6 estudos encontraram reduções no peso e 4 encontraram aumento da queima de calorias.

Além disso, a quantidade de perda de peso causada por MCTs é realmente muito modesta.

Uma avaliação de 13 estudos revelaram que, em média, a quantidade de peso perdido em uma dieta rica em MCTs foi de apenas 0,5 kg ao longo de 3 semanas ou mais quando comparado com uma dieta rica em TCL.

Outro estudo descobriu que uma dieta rica em triglicérides de cadeia média resultou em um 0,9 kg, isso é uma perda de peso maior do que uma dieta rica em TCL ao longo de um período de 12 semanas.

Além disso estudos de alta qualidade são necessários para determinar como MCTs são eficazes para a perda de peso e que quantidades devem ser tomadas para experimentar os benefícios.

Uma dieta rica em triglicérides de cadeia média pode ajudar na perda de peso, embora o efeito seja bastante modesto.

MCTs em exercícios físicos

MCTs são pensados para aumentar os níveis de energia durante exercícios de alta intensidade e servir como uma fonte de energia alternativa, poupando os estoques de glicogênio.

Isso pode afetar positivamente a resistência e tem benefícios para os atletas em dietas de baixo carboidrato.

Em Um estudo animal descobriu-se que os ratos alimentados com uma dieta rica em triglicérides de cadeia média foi muito melhor em testes de natação do que os ratos alimentados com uma dieta rica em TCL.

Além disso, o consumo de alimentos contendo MCTs em vez de TCL por 2 semanas resultou em maior duração do exercício de alta intensidade entre atletas.

Embora a evidência pareça ser positiva, não há estudos suficientes disponíveis para confirmar este benefício, e que a ligação global seja fraca.

Outros potencias benefícios a saúde do óleo MCT

A utilização de triglicéridos de cadeia média e óleo de MCT tem sido associados a vários outros benefícios para a saúde.

Colesterol

Os MCTs têm sido associados a níveis mais baixos de colesterol em ambos os estudos em animais e humanos.

Por exemplo, os bezerros que consumiram leite rico em MCT tiveram colesterol mais baixos do que bezerros alimentados com leite rico em LCT.

Vários estudos em ratos envolvendo óleo de coco, tiveram os níveis de colesterol melhorados e os níveis de vitamina antioxidante superiores.

Um estudo realizado em 40 mulheres mostrou que o consumo de óleo de coco juntamente com uma dieta de baixa caloria. Reduziu o colesterol LDL e aumentou do colesterol HDL, em comparação com mulheres que consumiram óleo de soja.

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As melhorias no colesterol e os níveis de antioxidantes podem conduzir a uma redução do risco de doença cardíaca, a longo prazo.

No entanto, é importante notar que alguns estudos mais antigos relatam que suplementos MCT não teveram nenhum efeito, ou mesmo efeitos negativos sobre o colesterol.

Um estudo em 14 homens saudáveis relataram que suplementos MCT afetaram negativamente o colesterol, e aumento do colesterol LDL.

As dietas ricas em alimentos ricos em MCT, como o óleo de coco pode ter benefícios para os níveis de colesterol.

Diabetes

MCTs também podem ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. Num estudo, as dietas ricas em MCTs aumentaram a sensibilidade à insulina em adultos com diabetes tipo 2.

Outro estudo em 40 indivíduos com sobrepeso com diabetes tipo 2 descobriu que a suplementação com MCTs melhorou fatores de risco para a diabetes. Ele reduziu o peso corporal, circunferência abdominal e a resistência à insulina.

No entanto, as evidências para a utilização de triglicéridos de cadeia média na diabetes é limitada. Mais pesquisas são necessárias para determinar os seus efeitos completos.

MCTs podem ajudar a níveis de açúcar no sangue, reduzindo a resistência à insulina.

Função cerebral

Os MCTs produzem cetonas, que atuam como uma fonte alternativa de energia para o cérebro e pode, por conseguinte, melhorar a função cerebral.

Recentemente, existe mais interesse na utilização de MCTs para prevenir distúrbios do cérebro como doença de Alzheimer e demência.

MCTs melhora a aprendizagem, memória e processamento cerebral em pessoas com ligeira a moderada doença de Alzheimer. No entanto, isso só foi eficaz em pessoas que contêm um gene em particular, o APOE4.

No geral, a evidência é limitada a pequenos estudos com amostras pequenas, é necessário mais investigação.

MCTs podem melhorar a função cerebral em pessoas com doença de Alzheimer.

Outras condições médicas

Por os  MCTs serem uma fonte de energia facilmente absorvidos e digeridos, eles foram utilizados há anos para tratar a desnutrição e distúrbios que impedem a absorção de nutrientes.

Outros suplementos de triglicerídeos de cadeia média incluem diarréia, esteatorréia e doença hepática. Pacientes submetidos a cirurgias no intestino ou estômago também podem se beneficiar.

As evidências também suportam a utilização de MCTs em dietas cetogênicas, o tratamento da epilepsia.

Usar MCTs em crianças convulsivas, fará elas comerem porções maiores e tolerem mais calorias e carboidratos do que na dieta cetogênica clássica.

MCTs são eficazes no tratamento de desnutrição, distúrbios de má absorção e epilepsia.

Dosagem, segurança e efeitos colaterais

O óleo MCT parece ser seguro para a maioria das pessoas.

Não está claro qual dose é necessária para obter os benefícios potenciais para a saúde, mas muitos rótulos de suplementos sugerem 1-3 colheres de sopa por dia.

Atualmente não há interações adversas relatadas com medicamentos ou outros efeitos secundários graves.

No entanto, alguns efeitos colaterais menores têm sido relatados e incluem náuseas, vômitos, diarreia e uma dor de estômago.

Estes podem ser evitados, iniciando com doses pequenas, tais como uma colher de chá, e um aumento da ingestão lentamente. Uma vez tolerado, uma colher de sopa pode ser tomada.

MCTs e Diabetes Tipo 1

Algumas fontes desencorajam as pessoas com diabetes tipo 1 de tomar triglicerídeos de cadeia média. Isso tudo acontece devido à produção de acompanhamento de cetonas.

Pensa-se que níveis elevados de corpos cetônicos no sangue podem aumentar o risco de cetoacidose. Esta é uma condição muito grave que ocorre na diabéticos do tipo 1.

No entanto, a cetose nutricional causada por uma dieta de baixo carboidratos é completamente diferente do cetoacidose diabética. Esta é uma doença muito grave causada por falta de insulina.

Em pessoas com diabetes e níveis de açúcar no sangue bem controlados, a quantidade de cetonas permanecem a mesma durante a cetose.

Há estudos limitados que exploram o uso de MCTs na diabetes tipo 1. No entanto, alguns têm sido realizados sem efeitos prejudiciais.

óleo MCT é seguro mas Comece com pequenas doses e, gradualmente, aumente a sua ingestão.

Nossa opinião final…

Triglicerídeos de cadeia média têm muitos benefícios potenciais para a saúde.

Enquanto eles não são um bilhete para perda de peso, eles podem fornecer um benefício modesto. O mesmo pode ser dito para o seu papel no exercício de resistência.

Por estas razões, a adição de óleo MCT para a sua dieta pode valer a pena.

Procure comprar-los em locais de procedência. Se já usa ou já usou algum tipo de óleo MCT queira deixar sua opinião nos comentários abaixo.

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Até o próximo artigo…